Universidade Estácio de Sá Entre no Campus Virtual

Informativo :: Ano III :: Agosto 2007

 

 

 

 

 



CPA

Professor: participe e colabore com o processo de reconhecimento da sua universidade
A Estácio iniciou a campanha de divulgação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) - área criada com o objetivo principal de promover e orientar a auto-avaliação realizada pelos setores da Instituição. Dessa forma, a Instituição faz uma autocrítica e percebe como pode se aperfeiçoar. A comissão é constituída por professores, alunos, funcionários, além de representantes da sociedade.

A CPA atua na gestão da auto-avaliação e estimula esta prática em todos os segmentos acadêmicos e administrativos. O programa de auto-avaliação reúne dez dimensões, que são indicadores considerados no momento de elaborar o relatório final a ser apresentado ao MEC. A seguir, as dimensões:

- Missão e plano de desenvolvimento institucional
- Políticas de ensino, pesquisa e extensão
- Responsabilidade social
- Comunicação com a sociedade
- Políticas de pessoal
- Organização e gestão da instituição
- Infra-estrutura física e biblioteca
- Planejamento e avaliação
- Políticas de atendimento a estudantes e ex-alunos
- Sustentabilidade financeira

Diversos setores participam de forma ativa do processo de avaliação. A Instituição, por exemplo, oferece condições e ambiente para que a CPA atue em todas as áreas da Universidade, além de acompanhar o processo e discutir os resultados. Os gestores responsabilizam-se por conscientizar os profissionais de sua equipe da importância da participação de cada um na auto-avaliação do setor e da Estácio. Também devem utilizar os resultados no momento dos processos decisórios.

Os professores são muito importantes e devem participar da auto-avaliação do curso e do campus em que trabalham, por meio de ações previstas e estímulo à participação dos alunos neste processo. Eles também podem rever suas práticas pedagógicas com base nos resultados da auto-avaliação. Os alunos devem manter uma postura construtiva e crítica, colaborando para a melhoria dos cursos e serviços da Estácio.

Já os representantes da sociedade devem expressar suas expectativas e apresentar idéias para o crescimento da relação da Instituição com a comunidade em que está inserida.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação chama atenção para a importância da avaliação discente e docente on-line dos cursos de Educação Física, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, além dos cursos da graduação profissional

A avaliação institucional on-line ocorre no período de 24 de abril a 26 de maio de 2006. Para alcançar o sucesso do trabalho, é importante lembrar que o processo de sensibilização faz a diferença. Dessa forma, pedimos que incentivem e promovam a participação de professores, pelo Portal do Professor, e alunos, pelo Portal do Aluno, no preenchimento dos questionários de avaliação disponibilizados no SIA.

Fonte: Heloisa Leiras - Coordenadora da CPA - leiras@estacio.br


Quer informar algo através do Painel? Acesse o Painel do Professor para publicar sua nota.


Copyright © Universidade Estácio de Sá - 2007