Clique nos livros para conhecê-los.
 MESTRADO EM EDUCAÇÃO 
 
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - ISSN 1807-2194
Página inicialNúmerosContato
 

Rio de Janeiro, vol. 5, nº 9, extra de 2008

Sumário

Editorial
Tarso Mazzotti

Apresentação
Pedro Angelo Pagni

Tema 1: Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação

Conferências

Perspectivas e desafios contemporâneos da filosofia da educação
Adalberto Dias de Carvalho

Retratos de uma educação cosmopolita para a contemporaneidade
David T. Hansen

Acontecimento e filosofia. Acerca de uma poética do testemunho
Eugénia Vilela

Tema 2: Sobre o Estatuto da Filosofia da Educação

Conferências

Da filosofia da educação a uma educação da filosofia. Do estatuto à experiência: da quietude ao movimento
Walter Omar Kohan

Filosofia da educação para quê?
Tarso Mazzotti

Artigo

Prática, existência e conhecimento: breves considerações sobre o estatuto da filosofia da educação / Practice, existence and knowledge: brief considerations on the statute of Philosophy of Education

Antônio Joaquim Severino

Tema 3: Ética, Contemporaneidade e Educação

Conferência

Ética e educação em tempos hipermodernos
Sílvio Gallo

Artigos

Ética, educação e resistência / Ethic, education and resistance
Sinésio Ferraz Bueno

Ontologia, racionalidade e a prática de valores / Ontology, rationality and the practice of value
Ralph Ings Bannell

Tema 4: Pesquisa em Filosofia da Educação: Abordagens, Temas e Problemas

Conferências

Novos problemas e temas em filosofia da educação à luz da teoria crítica da sociedade
Bruno Pucci

As vicissitudes da cultura escolar e os seus desafios filosófico-educacionais na contemporaneidade
Vera Teresa Valdemarin

Artigo

Crítica e contexto: acerca do auditório de John Dewey / Critic and context: concerning John Dewey’s audience
Marcus Vinicius da Cunha

Tema 5: Ensino, Literatura e Filosofia: Limiares da Filosofia da Educação

Artigos

Contribuições foucaultiana para pensar o presente: os restos, o cuidado e o ensino / Foulcault’s contributions to think the present: the remains, the care and the teaching
Rodrigo Pelloso Gelamo e Pedro Angelo Pagni


Crianças, literatura e filosofia / Children, philosophy and literature
Paula Ramos de Oliveira


A escola na literatura: do escárnio à gratidão / The school in literature
Marlene de Souza Dozol


A filosofia, essa carrancuda senhora / The Philosophy serious this lady
Divino José da Silva

Instruções aos colaboradores / Instructions to collaborators

 


voltar | topo