Universidade Estácio de Sá Entre no Campus Virtual

 



 






Clique nos livros para conhecê-los.
  MESTRADO EM EDUCAÇÃO  
 


Linhas de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais

Projetos de pesquisa em andamento

Título: Avaliação da Aprendizagem em Educação On-line

Responsável: Prof. Dr. Marco Silva

Resumo

Este projeto destina-se a pesquisar-construir parâmetros, indicadores e estratégias para avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais on-line. Vem contribuir com o debate acadêmico e com a prática pedagógica de avaliação da aprendizagem nas escolas e universidades. Um tema por demais trabalhado na literatura específica, entretanto permanece problemático na prática docente presencial e ainda sem referencial teórico-prático em educação on-line. Tem como campo de observação participante três cursos on-line em diferentes IES. Em metodologia, adotará a observação participante, e para tal os pesquisadores estarão inscritos nos cursos on-line como participantes e observadores do processo de avaliação da aprendizagem. O registro coletivo das observações será feito on-line em "lista de discussão" e diários eletrônicos (blog) dos pesquisadores. Serão utilizados questionários em HTML com perguntas abertas e fechadas e encontros síncronos (chat) para entrevistas semi-estruturadas e para conversa coletiva entre pesquisadores, aprendizes e docentes. A pesquisa parte da premissa de que avaliar é diferente de verificar somente resultados finais e valoriza o acompanhamento e a mediação do processo de construção colaborativa do conhecimento e da própria avaliação. Investigará os procedimentos e os instrumentos de avaliação definidos em cada curso e verificará suas distintas funções diagnóstica, formativa e somativa. Toma como base teórica Lukesi, Hoffman, Esteban, Romão, Vasconcellos, Nóvoa, Hadji e Perrenoud, reconhecidas referências no tratamento teórico-prático da avaliação da aprendizagem. Investigará a transposição didática para o ambiente on-line de indicações de qualidade em avaliação da aprendizagem propostas para ambientes presenciais. Verificará se os aprendizes têm autonomia para gerenciar seu processo de aprendizagem e sua auto-avaliação, bem como se a docência está atenta ao movimento próprio do universo on-line, a fim de favorecer a definição de diagnósticos e determinar intervenções pedagógicas que possam contribuir para efetivação da aprendizagem e da sua avaliação.

:: Docentes
:: Projetos de pesquisa em andamento
:: Dissertações concluídas em 2003

 


voltar | topo