Logo Estácio



O Monumento



Centro de Visitantes Monumento Estácio de Sá

Inaugurado em 1973, o Monumento foi construído em homenagem ao fundador da cidade, Estácio de Sá. Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, abriga no subsolo o Centro de Visitantes Monumento a Estácio de Sá, que recebe exposições e eventos ao longo de todo o ano, com entrada gratuita.

O Monumento está localizado no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, próximo ao Morro da Viúva, e conta com esplêndida vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.

Exibe, na parte externa, uma pirâmide de 17 metros de altura. No piso inferior, onde ocorrem as exposições, uma réplica da lápide de Estácio de Sá repousa sobre uma caixa de areia, que representa a praia onde o fundador da cidade desembarcou. Uma estrutura de vidro na base da pirâmide cria ainda um efeito de claraboia no salão, permitindo que os raios solares entrem e incidam sobre a cripta.

A entrada do Centro de Visitantes guarda ainda outra preciosidade: sua porta de bronze foi feita por Honório Peçanha. De um lado dela está o primeiro mapa quinhentista da Guanabara, em relevo; e do outro, o brasão do fundador.

Em 11 de novembro de 2010, após permanecer fechado para obras durante três anos, foi inaugurado o Centro de Visitantes do Monumento. No mesmo ano, a Estácio, uma das maiores redes de Ensino Superior do Brasil, assumiu a curadoria do espaço, em parceria com a Prefeitura do Rio/ RioTur. O local é aberto ao público e promove diversas exposições de arte, fotografias, esculturas, pinturas, encenações e apresentações musicais. A área conta ainda com auditório para 37 pessoas e toda infraestrutura necessária para receber uma série de eventos culturais. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

A Estácio acredita que a cultura tem papel fundamental no processo de desenvolvimento humano e social do indivíduo. Por isso, incentiva a produção e o acesso a manifestações artísticas e culturais que contribuam para a afirmação da identidade do ser humano, além de aumentarem sua capacidade de intervenção em prol da sociedade. O apoio ao Monumento faz parte desse trabalho.