Logo Estácio



Inovação & Empreendedorismo



Estácio apoia o maior encontro de inovação do Rio de Janeiro

Em três eventos independentes, o Hacking.Rio trouxe para a cidade a maior maratona de hackers do Brasil, entre os dias 27, 28 e 29 de julho.

O Hacking.Rio é uma competição de hackers, especialistas em tecnologia reunidos em times para criar soluções de alto impacto para os desafios reais da sociedade e do mercado do Rio de Janeiro. Em paralelo acontecerá o maior encontro de inovadores e empreendedores do Brasil, partilhando conhecimento, cases e as melhores práticas do mercado.

Realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho, no AQWA Corporate Porto Maravilha (RJ), a primeira edição do Hacking.Rio foi dividida em três eventos simultâneos:

Rio Hackathon é a maior maratona de hackers do Brasil, com 42 horas de duração e foi dividida em 12 temas. Os competidores puderam participar individualmente ou em grupo, concorrendo a um prêmio de 15 mil reais. A Estácio entregou camisetas personalizadas para os seus alunos que se inscreveram no evento, assim como mochilas.

Rio Summit ofereceu três dias de palestras sobre inovação e empreendedorismo. Em sua programação, estavam presentes no evento nomes como Alexander Albuquerque, CEO do Banco Maré; Aline Fróes, diretora executiva da 1STI; Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora; Bernardinho, ex-jogador, treinador de voleibol, empresário e parceiro da Estácio; Camila Farani, especialista na área do empreendedorismo feminino e um dos principais nomes do investimento-anjo no Brasil; e muito mais.

Rio Fórum foi um encontro dos principais investidores anjos com startups. Este foi o primeiro fórum de internacionalização e investimento, uma ótima oportunidade para as startups apresentarem seus projetos e conquistar os tão almejados investidores anjos.

Esta parceria é uma iniciativa do pilar Inovação e Empreendedorismo do Programa de Responsabilidade Social Educar para Transformar da Estácio mantido pela VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade.

foto-1
foto-1
foto-1

Inovação & Empreendedorismo

"Navegar é preciso", a famosa frase é atribuída ao general romano Pompeu, que a proferiu em um momento difícil para Roma. Diante de uma crise de abastecimento de alimentos, restou a opção de navegar pelo mar Mediterrâneo, infestado de piratas, para conseguir alimentar a cidade. Pompeu fez seu plano, engajou outros, se arriscou e prosperou.

Hoje a navegação mais conhecida é outra, não se dá mais sobre os mares, mas sim nos infinitos caminhos e destinos disponíveis pela Internet. E o conhecimento outrora restrito a poucos, hoje está disponível em abundância para todos. A dificuldade está em determinar o que é relevante, cientificamente e historicamente correto, condizente com a realidade.

O ensino superior formal atua nesse campo, filtrando no imenso universo de saberes aqueles que fazem a diferença, organizando-os tematicamente e então transmitindo-os. A Estácio desde a sua fundação persegue o propósito de oferecer cursos alinhados à realidade, ao que o mercado de trabalho exige dos novos profissionais e às exigências legais. Este trabalho tem sido cada vez mais desafiador.

Inovar é preciso! As galeras romanas e caravelas portuguesas foram substituídas pelos smartphones, e os descobrimentos agora se dão em alguns segundos. Diversas pesquisas indicam que em menos de dez anos a maior parte das profissões existentes hoje serão transformadas totalmente. Isso nos afeta duplamente, como educadores e empregadores. Priorizar inovação como pauta estratégica não é mais opcional.

Nós na Estácio sempre tivemos um DNA inovador, mas entendemos que é hora de acelerar ainda mais essa jornada transformadora. Em 2018 estamos iniciando um novo programa de inovação corporativa, olhando tanto para dentro da instituição quanto para o entorno, para a sociedade, para os alunos e profissionais que vivem nesse mundo em constante ebulição, onde o aprender deixou definitivamente de ser uma etapa da vida, para ser parte da vida toda.

"Educar para transformar" é o nosso propósito, e ele está conectado com um propósito maior e global, no reconhecimento da "educação como um dos pilares fundamentais dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz e que, portanto, deve ser acessível a todos no decorrer da vida.", como consta na declaração da UNESCO sobre o ensino superior no século XXI.

Nos próximos meses vamos iniciar uma série de ações e projetos piloto, desbravando novos caminhos, usando novas tecnologias, processos e modelos de negócio. Temos certeza que aprenderemos com cada iniciativa. Vamos "sair da caixa" e experimentar abordagens inovadoras para chegarmos em soluções mais eficientes, democráticas e sustentáveis.

Entendemos que a colaboração é uma força essencial nesta jornada. Convido a todos que tem interesse em contribuir que acessem o link a seguir e participem desta transformação: https://goo.gl/forms/zjhs7qlUcm3bFKHY2

Estamos obstinados por entregar cada vez mais valor aos nossos alunos, colaboradores e acionistas. Em contribuir verdadeiramente com a construção de uma sociedade melhor. Vamos nos arriscar como o general Pompeu, com método, planejamento, objetivos bem definidos e conscientes de que o caminho não é fácil nem indolor, mas juntos vamos ajudar a transformar o nosso país pela educação!

Cláudia Romano – Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade