alunos

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA GERAL


O Núcleo de Prática Jurídica Geral da Universidade Estácio de Sá é o órgão encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos, de acordo com as determinações da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério da Educação.

 

O curso de Direito confere grande relevância ao ensino da prática jurídica, tendo em seu currículo obrigatório quatro cadeiras de Prática Jurídica, Núcleos de Prática Jurídica Setoriais, responsáveis pelas atividades desenvolvidas pelos Escritórios de Assistência Jurídica Gratuita - ESAG - e também convênios com diversos órgãos de atuação prática na área jurídica, proporcionando, de forma efetiva, o aprimoramento e a qualificação técnica do corpo discente, por meio de casos reais e atividades simuladas.

 

Atualmente, o NPJ Geral é responsável por Núcleos de Prática Jurídica Setoriais e pela gestão dos convênios firmados com o Tribunal de Justiça (Juizados Especiais e EMERJ), a Justiça Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Defesa do Consumidor (PROCON) -, o Juizado Especial Federal, o SEBRAE/RJ, o jornal O Dia, a Coca-Cola, o Instituto Muito Especial, os escritórios de advocacia e diversas empresas.

 

As atividades do NPJ Geral, entretanto, vão além do gerenciamento do trabalho desenvolvido nos Núcleos Setoriais e convênios. Na verdade, objetivando criar os alicerces necessários ao exercício pleno da advocacia, o NPJ direciona seus esforços para a realização de mutirões assistenciais, provões simulados, cursos, palestras, visitas, elaboração de peças processuais simuladas, etc. Enfim, atividades direcionadas à integração entre a disciplina curricular e as atividades práticas reais e simuladas, tudo com enfoques didático, jurídico e assistencial.

 

Pode-se concluir, portanto, que, em última análise, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação Geral do curso de Direito, por meio do Núcleo de Prática Jurídica, dos Núcleos Setoriais, dos professores, dos advogados orientadores e de seu corpo discente, revela a possibilidade concreta de construção de uma sociedade solidária, fraterna e verdadeiramente comprometida com os ideais de Justiça.

 

Saiba mais sobre o ESAG.

© Estácio Participações S.A. Todos os direitos reservados.

Fale com a Estácio Relação com Investidores Trabalhe na Estácio